Núcleo de Fisioterapia no Tratamento da Dor

Conheça a serviço de Fisioterapia da clínica Habilis

cirurgias evitadas
0 %
CASOS REABILITADOS
+ de 0
SATISFAÇÃO DO CLIENTE
0 %

Tire suas dúvidas com o especialista

Dr. Ricardo Saravy - Fisioterapeuta Especialista em Reabilitação no Tratamento da Dor

A dor é um péssimo preditor de lesão. No entanto, a resposta para essa questão é: não necessariamente. Há inúmeros fatores que levam a dor, logo, podemos ter dor sem uma lesão tecidual. Isso ocorre pela má adaptação dos pequenos nervos próximos a uma lesão tecidual anterior, onde o nervo continua a enviar sinais de dor mesmo que a lesão tenha se resolvido. Do mesmo modo, podemos ter uma lesão sem necessariamente ter dor, algo que pode acontecer com algumas lesões na coluna.

Primeiramente, em caso de dor busque um especialista da área para entender o que está acontecendo. Contudo, para a esmagadora maioria das vezes a resposta é: não! O movimento é muito importante para o processo de recuperação das lesões de modo geral. Em casos como a osteoartrite, por exemplo, exercícios simples como uma caminhada podem ter potencial de inibir o agravamento da lesão e diminuir as chances de uma cirurgia. Em caso de dores crônicas, o movimento tem íntima relação com a modulação da dor.

A resposta é claramente não! Há achados de imagens nos exames de coluna, bem como em outras articulações, que são comuns à idade. Nesse sentido, não há necessidade de fazer novos exames todas as vezes que você sentir algo na coluna. Há marcadores específicos que determinam a necessidade de solicitar exames de coluna, os quais são chamados de “red flag”. Então não se assuste se você for a um profissional da saúde e ele não solicitar exames de imagem. Desde que tenha formação adequada e experiência na área, se o profissional não notar nenhum sinal que determine a solicitação do exame, ele não irá solicitar. Esse comportamento típico de profissionais experientes é importante para evitar o que chamamos de “iatrogenia diagnóstica”, situação que ocorre quando o profissional catastrofiza o quadro do paciente levando-o a uma série de comportamentos negativos com relação a vida e a saúde de modo geral.

A resposta é sim. O que chamamos de “cefaleia tensional” pode sim ter sua origem na musculatura das costas. Quando um determinado músculo altera o seu padrão contrátil, ele pode sim enviar estímulos dolorosos até a cabeça causando “dores de cabeça”. Isso não é tão subjetivo quanto parece, pois há mapas que mostram a relação de cada músculo e a provável região que ele “emite” sinal de dor. Na maioria das vezes, quando as alterações musculares são corrigidas a dor de cabeça tende a cessar.

como funciona

A Fisioterapia no tratamento da Dor

Com tecnologias modernas e constante atualização do corpo clínico, o núcleo de dor da clínica Habilis é referência na avaliação e no manejo de pacientes com dor.

Nossa equipe está preparada para receber os mais complexos quadros de dor, atuando desde o trabalho interdisciplinar para inibição cirúrgica ao manejo de quadro complexos como síndrome da dor complexa regional.

Com uma rede de apoio difundida pelo país, nosso núcleo interage com grandes centros de saúde a fim de garantir a melhor conduta para os nossos pacientes.

Controle da dor

O que oferecemos

01.

Educação em Dor

Conscientes da importância da educação em saúde, em especial a relacionada à dor, nossa equipe está em constante treinamento para melhor acolher nossos pacientes em suas dúvidas e anseios relacionados ao seu quadro patológico.

02.

Inclusão nos esportes

Entendemos que o movimento é o principal estímulo para o manejo de pacientes com dor, mesmo aqueles com quadros amplos e cronificados. Nesse sentido, nossa clínica desenvolve projetos para recebê-los em modalidades esportivas onde podem evoluir nas atividades, transcendendo assim sua limitações.

03.

Performance

Nossa clínica possui um setor desenvolvido especialmente para receber pacientes com dor, a fim de fazê-los alcançar sua máxima performance em qualidade de vida e desenvolvimento corporal. Com uma equipe trabalhando integralmente de forma interdisciplinar, garantimos que todo o processo respeite as competências de cada paciente sem perder o olhar em seu desempenho performático.

04.

Técnicas Manuais

A clínica Habilis apresenta uma grande gama de ferramentas e técnicas para os pacientes que precisam de suporte das técnicas manuais. Com especialistas capacitados com as mais importantes técnicas manuais, nossa clínica oferece o suporte necessário nos momentos de agudizações do quadros dolorosos ou quando há necessidade de algum ajuste corporal no processo de reabilitação.

05.

Tecnologias de Avaliação

Sabemos que a dor, por definição, é subjetiva. Nessa perspectiva, temos os equipamentos mais modernos (como termografia, algometro de pressão, eletromiografia, entre outros) para que assim possamos qualificar e quantificar da forma mais precisa o quadro doloroso dos nossos pacientes, tornando a tomada de decisão mais eficiente e amplificando assim nossos resultados.

06.

Neuromodulação

É uma forma de estimulação cerebral através de correntes elétricas. Atualmente é considerada uma técnica revolucionária que tem demonstrado grandes resultados na recuperação de pacientes com dor crônica, podendo ser indicada para condições como neuralgia pós-herpética, síndrome da dor complexa regional, radiculopatias, dentre outras.

É possível verificar utilizando a neuromodulação benefícios como melhora da percepção da dor e melhora funcional do individuo, essas são alguns dos resultados alcançados.

Quer saber mais?

Inscreva-se e fique por dentro de nossas novidades

Posso ajudar?